terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 14

Comunhão e Conduta Cristã (Efésios 6:17-24)

Introdução: Na semana passada estudamos toda a armadura que Deus criou para nós, exceto a “espada do Espírito”. Nesta semana terminaremos o nosso estudo da armadura e o nosso estudo do livro de Efésios. Estou triste porque estamos terminando esta grande série. Pela última vez, vamos pular para dentro do nosso estudo de Efésios.

I. A Espada do Espírito

A. Leia Efésios 6:17. Uma espada é uma arma defensiva ou ofensiva? (Ofensiva. Chegamos agora à única arma claramente ofensiva no arsenal de Deus para nós.)

1. Paulo faz várias conexões lógicas que precisamos explorar. Por que Paulo se referiria à Bíblia (“a palavra de Deus”) como uma “espada”? (Leia Hebreus 4:12. A Bíblia corta através da nossa tolice e ignorância. Ela corta através do nosso orgulho teimoso. Ela corta através das nossas desculpas. Ela expõe os nossos pecados.)

a. Se a Bíblia corta através das nossas defesas, ela é realmente uma arma “ofensiva”? (Quando penso sobre armas “ofensivas”, penso a respeito de castigar os descrentes com a verdade. Você gosta de criar argumentos “mortais” acerca de como os descrentes estão errados e a Bíblia está certa? Embora isso possa ser muito divertido, tenho a sensação de que Paulo nos aconselha a voltarmos a “Espada do Espírito” contra nós mesmos. Devemos permitir que ela nos convença das nossas deficiências e desculpas.)

b. Por que a Bíblia está vinculada ao “Espírito”, na expressão “a espada do Espírito”? (Leia II Pedro 1:21. Foi o Espírito Santo quem inspirou os autores da Bíblia. É o Espírito Santo que fala à nossa consciência.)

2. Leia Efésios 6:12. Lembre-se de que a nossa batalha é contra as “forças espirituais do mal nas regiões celestiais”. Tendo isto em mente, diga-me como utilizar a tua “espada do Espírito” (Efésios 6:17)? (Colocarmos estas duas idéias lado a lado reforça a conclusão de que a nossa espada é para ser usada nesta guerra espiritual contra os demônios. Lembre-se que os demônios nos atacam com tentações. Portanto, a nossa espada é usada para lutar contra a tentação. Ela não é (pelo menos, não principalmente) uma arma para ser usada contra outras pessoas.)

B. Com que freqüência você pratica com a tua espada? Com que freqüência você estuda ou mesmo lê a Bíblia? Com que freqüência você pede ao Espírito Santo que abra o teu entendimento da Bíblia e te ajude a resistir à tentação?

II. Oração

A. Leia Efésios 6:18. Qual é a eficácia da oração sem estar com a armadura no seu devido lugar? (O comentário The New Bible Commentary diz que “Guerreiros da oração que não possuam uma real compreensão [do evangelho] podem ser muito animados, mas não são mais úteis no campo de batalha do que um soldado sem armas.”)

1. Em que situação deveríamos orar? (Paulo diz que devemos orar “em todas as ocasiões”.)

2. Paulo sugere que podem existir tipos diferentes de orações. Quais tipos de orações existem? (Leia I Timóteo 2:1. Encontramos referências a orações que pendem a Deus para que Ele interceda na vida, orações que pedem alguma coisa a Deus, orações que agradecem a Deus e orações que são simplesmente comunhão com Deus.)

a. Por que Paulo nos pede para orarmos com “toda” oração e súplicas? (Você já considerou as tuas orações? Talvez você esteja com problemas e só está pedindo coisas a Deus. Devemos nos assegurar de que as nossas orações louvam a Deus e O agradecem, e precisamos simplesmente passar um tempo com Deus, para que possamos reconhecer quando Deus responde.)

B. Quando Paulo nos diz em Efésios 6:18 para “orar no Espírito”, o que ele está nos dizendo para fazer? Como se faz isso? (Leia Romanos 8:26-27. Se você acha que está tendo problemas para orar, deveria pedir ajuda ao Espírito Santo. O livro de Romanos nos ensina que o Espírito Santo nos ajuda com as nossas orações – tanto nos ajudando a saber o que pedir quanto intercedendo em favor das nossas orações.)

1. Quando Romanos 8:26 nos diz que o Espírito Santo “intercede” por nós em nossas orações, isto quer dizer que Jesus tem um ajudante em Sua intercessão por nós? (O comentário The Bible Exposition Commentary desenha um maravilhoso quadro daquilo que o Espírito Santo está fazendo para interceder por nossas orações. Você se lembra que no serviço do santuário o sacerdote queimava incenso diariamente? (Veja Lucas 1:8-10 e Apocalipse 8:3-4.) Este incenso representava as orações do povo subindo ao céu. “O fogo no altar é uma representação do Espírito Santo, pois é Ele quem toma as nossas orações e as “acende”, de acordo com a vontade de Deus.”)

C. Efésios 6:18 também nos aconselha a “estarmos atentos”. O texto introduz este conselho com a frase “tendo isto em mente”. O que deveríamos ter em mente, que nos encoraje a estarmos atentos? (Paulo descreveu a batalha espiritual, na qual somos soldados. Estar atento parece ser um conselho óbvio durante uma batalha.)

1. E você? Está “atento” em tuas orações?

2. Leia Marcos 14:37-38. Esta é uma representação precisa das tuas orações, às vezes?

D. Por último, Efésios 6:18 nos diz para “perseverarmos na oração” por todos os santos. Quando podemos parar de orar? (Quando formos todos para o céu!)

III. Destemor

A. Leia Efésios 6:19-20. Você consegue imaginar Paulo tendo medo de disseminar o evangelho?

1. Saber que até mesmo o grande Paulo experimentou ansiedade ao disseminar o evangelho faz você se sentir melhor?

a. Qual é a diferença entre a situação de Paulo e a tua? (Paulo poderia ser morto – e a tradição diz que ele o foi – por causa de seu testemunho.)

IV. Paz

A. Leia Efésios 6:23-24. Depois desta descrição de guerra e de aconselhamento para se preparar para a guerra, o que Paulo, ao encerrar, deseja para nós? (Paz.)

1. Como isto é possível? (Fé na nossa armadura e nAquele que fornece a armadura. Paulo nos diz que Jesus e o Pai nos amam.)

B. Amigo, você vestiu a tua armadura espiritual? Está em contato com o nosso General através da oração? Essas são coisas que fazem diferença para a eternidade.

V. Próxima Semana: Começaremos um novo trimestre, e um estudo acerca de “Famílias”.

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: