terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 09

Vivendo a Nova Vida (Efésios 4:17-32)

Introdução: Na semana passada Paulo nos deu uma visão daquilo que podemos e devemos nos tornar, em Jesus. Somos todos parte da igreja, cada um de nós desempenhando nosso papel específico. A cola que nos une para que possamos trabalhar juntos, uns com os outros, são os “ligamentos” da humildade, docilidade e amor. O que acontece se uma das partes do corpo da nossa igreja é infectada com o câncer do pecado? Nesta semana, Paulo nos fala a respeito daquilo que devemos evitar na vida, para que continuemos sendo uma parte saudável da igreja. Deus tem expectativas para a nossa vida. Vamos pular para dentro do nosso estudo e aprendermos acerca dessas expectativas!

I. Mentes Fechadas, Corações Escuros

A. Leia Efésios 4:17-18. Alguns citam Paulo, defendendo o argumento que, uma vez salvos, não importa o que fazemos. O que este texto sugere? (Em Efésios 4:17 a palavra grega que a Nova Versão Internacional traduz por “vivam”, é a palavra “peripateo”, que discutimos na semana passada. Paulo está nos dizendo para que não “andemos” mais nos caminhos que andávamos antes de nos convertermos.)

1. A mente é a chave para as nossas ações. Quando Paulo fala da “inutilidade dos pensamentos” dos gentios não conversos, o que ele quer dizer? (“Inútil” é alguma coisa que não vale o esforço. Eles tem pensamentos “simplistas”, “superficiais”. Pensamentos nos quais não vale a pena pensar.)

2. Note as outras descrições que Paulo usa: “obscurecidos”, “ignorância”, “endurecimento do coração”. Chamarmos essas mentes de “malignas”, “ignorantes” e “fechadas”, seriam formas razoáveis de repetir estas descrições?

a. Como o mundo freqüentemente descreve os cristãos? (“Ignorantes” e de “mente fechada” são duas descrições comuns. Paulo nos diz que estes termos descrevem mais apropriadamente aqueles que não aceitaram a Jesus!)

(1) Por que estes termos são mais apropriados para o mundo? (Sem um entendimento do mistério da vontade de Deus, você está perdendo uma parte importante da tua educação. Se rejeita o evangelho, você tem uma mente fechada. Se não conhece a Deus, não pode compreender o mundo de forma apropriada.)

3. O comentário bíblico A Commentary, Critical and Explanatory, on the Old and New Testaments revela um aspecto interessante acerca destes versos. Ele nos diz que Efésios 4:18 se refere a “literalmente, o endurecimento da pele, de forma a deixar de ser sensível ao toque.” O não-convertido não pode ver e não pode sentir. Imagina uma vida assim!

B. Leia Efésios 4:19. Que tipo de “sensibilidade” foi perdida pelo mundo? Que visão e sensação foi perdida? (A sensibilidade ao impulso do Espírito Santo.)

1. Quando Paulo nos fala que aqueles que se entregam a “toda espécie de impureza” e ainda “cometendo com avidez”, o que ele está descrevendo, em termos atuais? (Vícios. A impureza sexual, por exemplo, é tanto progressiva quanto viciante. Vi um documentário investigativo sobre homens dissimuladores, que usam a Internet para atrair rapazes e garotas, menores de idade, para relacionamentos sexuais. Adultos, passando-se por crianças, respondiam a mensagens eletrônicas destes homens, e diziam que estavam sozinhos em casa. Estes homens entravam na casa e eram confrontados por um repórter. Até mesmo um médico e um rabi foram apanhados por esta armadilha. Estes homens sabiam que isto era errado, mas não resistiam aos seus impulsos malignos. Seus vícios os fizeram insensíveis ao Espírito Santo – e ao bom senso!)

C. Como parte do corpo de Cristo, qual é a nossa obrigação mental? (Termos a mente aberta para as coisas de Cristo, sermos educados acerca da Palavra de Deus, termos pensamentos dignos e valiosos, sermos sensíveis ao Espírito Santo.)

II. Vindo a Cristo

A. Leia Efésios 4:20-21. Como o cristão é diferente? (Agora, ele recebeu um ensinamento para agir de forma diferente.)

1. Nós fazemos realmente isso: ensinar aos cristãos a agir de forma diferente?

2. Quando eu era um jovem, na casa dos vinte anos, e comecei a ensinar em uma classe bíblica, uma grande controvérsia teológica era a respeito da justificação pela fé. Minha igreja não estava tão dividida a respeito da graça, mas sim sobre a questão do que aquilo significava para a vida do crente. Alguns louvavam e “alívio e livramento” que sentiram em saber que seus atos não importavam mais. Eles não tinham mais que se preocupar com a obediência. É isso que nós deveríamos estar ensinando? (Vamos ver isso em seguida.)

B. Leia Efésios 4:22-24. O que Paulo diz quer é a “verdade que está em Jesus”? (Paulo continua dizendo que a verdade que nos foi ensinada é despir-se do velho homem. Revestir-se de novas atitudes, revestir-se de um novo homem, “criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”)

1. Nossos pensamentos e ações importam? (Pode apostar que sim. Eles não nos salvam, mas são uma parte crítica da nossa nova maneira de viver. [Se não forem transformados,] não nos tornamos convertidos e então permaneceremos em nossa velha vida.)

2. Quando você olha para a frase “criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade”, de que ela te lembra? (A criação de Adão e Eva. Jesus nos dá a capacidade de sermos recriados novamente à imagem de Deus.)

III. Santidade Prática

A. Leia Efésios 4:25-28. Paulo agora nos dá alguns conselhos bem específicos sobre como vivermos uma vida de santidade. Que conexão você vê entre os versos 26 e 27? (A ira dá a Satanás um lugar na tua vida.)

1. Como é isso? (A ira te impulsiona a fazer coisas que você sabe que não são corretas. Tuas restrições normais são diminuídas.)

2. O que Paulo fala para os pobres que não trabalham?

3. O que Paulo fala para os ricos que são egoístas?

B. Leia Efésios 4:29. Que teste você aplicaria [para saber se] a tua conversa é apropriada? (Se ela é benéfica para aqueles que te ouvem.)

1. Que espaço é deixado para insultos? Para a fofoca? Conversas maliciosas?

2. Lemos em Efésios 4:25 que devemos falar a verdade. Às vezes eu ouço (e às vezes eu me pego dizendo) “Bem, esta é a verdade”. A veracidade é o único padrão pelo qual devemos medir a nossa fala? (Devemos perguntar a nós mesmos não apenas se alguma coisa é verdade, mas devemos nos perguntar se é benéfico e edificante.)

C. Leia Efésios 4:30. Por que este conselho é tão importante? (Porque o poder do Espírito Santo é a chave para a nova vida. Romanos 15:16.)

D. Leia Efésios 4:31-32. Como você se livra da amargura? É alguma coisa que você pode simplesmente apertar os dentes e superar?

1. Que relacionamento você vê entre estes dois versos? (Um é o antídoto para o outro. Se você coloca em prática ser bondoso, compassivo e perdoador, então a amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia serão banidos.)

E. Amigo, Deus te chama para uma nova vida. Você vai determinar colocar o “velho homem” para trás de você e caminhar nos caminhos de Jesus?

IV. Próxima Semana: A Caminhada Cristã

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: