terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 08

Unidade na Diversidade (Efésios 4:1-16)

Introdução: Unidade sempre foi uma boa palavra. Diversidade, por outro lado, significa ser diferente. Às vezes, ser diferente é bom, às vezes é ruim. A diversidade pode ser uma desculpa para sermos pecaminosos, orgulhosos ou ambos. O nosso estudo de hoje é um esquema para lidarmos com a diversidade de uma forma que construa uma unidade sadia e amorosa. Vamos pular direto para dentro do nosso estudo!

I. Caminhando Juntos

A. Leia Efésios 4:1. A NVI traduz este texto de uma forma diferente daquela que eu prefiro. Ela diz “vivam de maneira digna da vocação que receberam.” “Peripateo” é a palavra grega que foi traduzida por “vivam” e é a base para a palavra “peripatético” em Português. Alguém sabe o que significa a palavra peripatético? (Passear por aí. Estar constantemente caminhando por lugares diferentes.)

1. Quando Paulo diz para “caminharmos constantemente” da maneira para a qual Deus nos chamou, o que ele está pedindo que façamos? (Continuar caminhando em frente no caminho de Deus. Caminhar em direção à justiça é um tema comum no Novo Testamento.)

a. Se a justiça é uma caminhada, como deveríamos ver as nossas “escorregadas” para o pecado? (Isto me lembra dos conselhos a respeito de dieta. A preocupação não é tanto acerca das variações diárias de peso, a preocupação é se, a cada semana, você está seguindo a tendência de baixar o peso. A tua vida está com a tendência de “aumentar”?)

B. Leia Efésios 4:2. Paulo nos diz não apenas para sermos humildes e dóceis, ele nos fala para sermos “completamente” humildes e dóceis. Como você se situa com relação a esta instrução? A caminhada da tua vida é “completamente humilde e dócil”?

1. Como o mundo vê o fato de alguém ser humilde e dócil? De acordo com o comentário IVP Commentary, o mundo grego via a gentileza como uma virtude, mas não a humildade – a não ser que você fosse socialmente “inferior”. Isto é verdade no teu mundo?

C. Note que em Efésios 4:2 Paulo continua “suportando uns aos outros com amor”. Em relação a quem somos chamados a sermos “humildes e dóceis”, aos da igreja ou a qualquer um?

D. Leia Efésios 4:3. A qual grupo o texto está se referindo aqui? (Se o “Espírito” é o elo de união, deve estar se referindo à igreja.)

1. O que nos dá a unidade na igreja? (O “vínculo da paz.”)

2. Como conseguimos a paz na nossa igreja? (Sendo humildes e dóceis una para com os outros. O que quer que a Bíblia ensine ao cristão em outros textos a respeito da humildade e docilidade, não há dúvida de que aqui Paulo está falando a respeito da igreja.)

3. Minha última pergunta presumiu que temos que “conseguir a paz” na nossa igreja. Isto está correto? (Não. Jesus já nos deu a unidade. A nossa tarefa é não “bagunçarmos” esta unidade com nosso orgulho e severidade.)

E. Pense novamente acerca da última vez que você não teve paz e unidade na igreja. Como a humildade e a docilidade teriam mudado as coisas?

1. Entendermos como aplicar este princípio a cada situação, especialmente no contexto da autoridade eclesiástica, às vezes é difícil. Há muitos anos atrás, eu tinha uma senhora muito difícil como membro em minha classe da Escola Sabatina. Ela queria ser a professora no meu lugar e, sem dúvida, pensava que seria melhor. Quando ela levantava a mão para um comentário, eu lhe dava a palavra. Mas , em vez de apenas fazer um comentário, ela começava a fazer as suas próprias perguntas à classe e solicitar respostas dos outros membros! Como você lidaria com este problema com humildade e docilidade, se estivesse no meu lugar? (Eu nunca disse a ela, “Pare com isso, eu estou no comando aqui” – embora eu me sentisse desta forma. Em vez disso, a ajudei a começar a sua própria classe – a qual acabou pouco tempo depois por falta de membros. Dentro de um ano ela (e a sua família) parou de vir à igreja. Isto funcionou bem para a minha classe, mas não tão bem para a salvação dela.)

F. Leia Efésios 4:4-6. Qual é o argumento de Paulo aqui sobre a unidade? (Todos nós temos o mesmo Deus e o mesmo objetivo, por que deveríamos ter conflitos?)

II. Vitória

A. Leia Efésios 4:7-8. este texto está baseado livremente na citação de Salmos 68:9 e Salmos 68:18. Que três coisas vemos acontecendo aqui? (Jesus subiu aos céus. Ele levou cativos consigo e nos deu dons.)

1. O que significa “levou cativos muitos prisioneiros”?

a. Em termos clássicos de guerra, esta citação significaria soldados inimigos feitos prisioneiros. O que são estes cativos aqui? (Em termos de guerra, estes cativos seriam mortos ou escravizados para a glória do vitorioso. No caso de Jesus, Seu objetivo é nos levar aos céus, dar-nos a vida eterna. Portanto, penso que nós somos estes “cativos”, que O seguem. Somos “carregados” ao céu como troféus de Sua vitória.)

2. O que você acha que são os “dons” que Jesus nos dá? Pense no contexto de um conquistador militar. Normalmente, este termo estaria se referindo aos cativos, que são dados como escravos aos amigos do rei vitorioso. Sobre o que estamos falando aqui? (Alguns comentaristas sugerem que este texto se refere a dons espirituais. O comentário The Bible Knowledge Commentary tem uma outra idéia. Ele sugere que o termo significa que os pecadores são “capturados”, redimidos e dados à igreja como presentes.)

B. Leia Efésios 4:9-10. Paulo está nos dando uma pequena explicação dos termos empregados em Salmos 68:18. O que você acha que Paulo quer dizer aqui, e por que ele se preocupa em tentar nos explicar isto? Que ponto ele está defendendo? (Jesus humilhou a Si próprio tornando-se um de nós Este ato de humildade e amor resultou em Seu glorioso triunfo sobre o pecado. Jesus ganhou a vitória, ele reconquistou todo o universo. Este verso acrescenta ao ponto que Paulo estava defendendo no início deste estudo. A maneira de obter a vitória na igreja, a maneira de preservar a unidade, é cada um sendo humilde e dócil. Jesus foi o modelo para nós neste ponto em Sua vitória sobre o pecado.)

III. Diversidade

A. Leia Efésios 4:11-13. O que este texto sugere que sejam os dons que Jesus nos dá em Sua vitória sobre o pecado? (Gosto da sugestão que falei antes sobre os “dons” serem pecadores restaurados, mas estes versos não deixam dúvidas de que Jesus também está nos dando os dons do Espírito Santo. Compare este texto com I Coríntios 12:28.)

1. Qual é o propósito destes dons? (Efésios 4:13. Edificar a igreja em unidade na “fé e conhecimento do Filho de Deus.” Para nos ajudar a sermos maduros e nos tornarmos como Jesus.)

2. Existe alguma falha no pensamento de Paulo? Note que nos são dados diferentes dons. Quando você começa a dar dons diferentes para as pessoas, isto não encoraja a divisão? Há muito tempo atrás a lei constitucional americana descartou o conceito de “separados, mas iguais”. De acordo com I Coríntios 12:28-31, os dons tem diferentes graus de importância – ele não são iguais. Portanto, os dons são separados, mas não são iguais. Isto não causaria problemas? (Considere Efésios 4:13. Cristãos maduros, aqueles que (como discutimos acima), são humildes e dóceis uns com os outros, terão a consciência de que cada um tem o seu próprio dom e que juntos, estes dons trabalham para edificar toda a igreja.)

B. Leia Efésios 4:14-15. O que é um perigo para a igreja? (Levarmos a sério (ou, pelo menos, sermos levados por) cada ensinamento novo, popular. Este é outro aspecto da “diversidade” – ensinamentos diferentes.)

1. Qual é o antídoto para isso? (A verdade, proferida em amor.)

2. O que quer dizer “crescer” em Jesus? (Este é um apelo para que nos tornemos mais e mais como Jesus no caráter. Nos tornamos “maduros” em nossas atitudes e em nossa doutrina.)

C. Leia Efésios 4:16. Vamos examinar este quadro mental.

1. Quais são as partes do corpo? (Nós, enquanto usamos nossos dons espirituais na igreja.)

2. Quais são as “juntas” que nos mantém unidos? (Humildade, docilidade e amor.)

a. Quantas pessoas você conhece que tem um dom espiritual, mas que não possuem “juntas”?

3. Qual é a nossa responsabilidade? (Cada parte do corpo deve fazer o seu trabalho.)

4. Qual é o resultado? (Uma igreja crescendo e sendo edificada no amor.)

D. Amigo, você está fazendo a tua parte na igreja? Está usando seus dons espirituais? As tuas “juntas” da humildade, docilidade e amor estão firmemente no lugar? Se a resposta a qualquer uma destas perguntas for “não”, você vai orar para que Deus transforme a tua atitude e te conceda maturidade, amor, humildade e docilidade?

IV. Próxima Semana: Vivendo a Nova Vida

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: