terça-feira, 23 de setembro de 2008

Efésios – O Evangelho dos Relacionamentos - Lição 10

A Caminhada Cristã (Efésios 5:1-20)

Introdução: Compararmos o nosso crescimento como cristãos a uma caminhada é uma maneira maravilhosa de nos ajudar a compreender o que Deus deseja de nós. Alcançarmos a maturidade na vida cristã não é um ato único, um único pecado, uma única boa ação. É o padrão e a prática da nossa vida. Vamos mergulhar na nossa lição e aprender que tipo de padrões e práticas Deus deseja de nós!

I. Imitando a Atitude Divina de Amor

A. Leia Efésios 5:1-2. Você já viu filhos que andam como seus pais? Você já viu filhas que falam ou se vestem como suas mães?

1. Por que os filhos imitam os seus pais?

2. Por que Deus espera que O imitemos? (Ele nos ama muito. Filhos são atraídos para pais amorosos.)

3. Que tipo de amor Deus espera de nós? (O amor que se sacrifica – o tipo de amor que Jesus demonstrou por nós.)

4. Quanto Deus nos ama? Tanto quanto Ele ama a Jesus? (Leia João 17:23. Que grande amor Deus tem para conosco!)

B. Na semana passada estudamos Efésios 4:31-32. Revise estes versos. Como Efésios 5:1-2 é uma seqüência disto? (Deus está nos dizendo que a atitude do mundo é de amargura, indignação ira e gritaria. Mas a atitude do cristão é de amor e sacrifício próprio. Esta é a atitude de nosso Pai do Céu e esta deveria ser a nossa atitude, porque Ele demonstrou o máximo amor para conosco.)

II. Amor e Cobiça

A. Leia Efésios 5:3. O que seria uma “menção” de imoralidade sexual?

1. Considere a tua reputação. Você é alguém que as pessoas acreditariam que poderia ser (ou é) imoral? (Há muitos anos atrás havia um rumor no meu escritório que um dos advogados casados estava tendo um caso com uma auxiliar. Alguém me disse que algumas pessoas pensaram que eu era este advogado. Aquele foi um dos momentos “esclarecedores” da minha vida. Eu não estava tendo um caso com uma auxiliar, ou com qualquer outra pessoa, mas me dei conta que tinha sido muito descuidado em minhas conversas e atos. Em vez de edificar o Reino de Deus, minha influência estava ajudando a Satanás. Daquele dia em diante, decidi mudar a minha influência.)

B. Por que a impureza sexual e a cobiça estão listadas juntas em Efésios 5:3? Elas são semelhantes em algum aspecto? (Estes pecados têm a mesma raiz – são centralizados no eu. Você quer mais dinheiro e mais coisas porque tem um apetite insatisfeito. Você quer ter sexo com mais pessoas pela mesma razão. Possuir “coisas” e ter pessoas que te acham sexualmente desejável fazem com que pareça ser mais importante.)

1. Você já notou este padrão: um homem se torna bem sucedido. Então, ele adquire carros novos, uma nova casa e, finalmente, uma nova esposa? (O pecado de nunca estar satisfeito pode tocar todas as áreas da tua vida.)

2. Como Efésios 5:3 se relaciona com Efésios 5:1-2? (Eles descrevem comportamentos completamente opostos. O amor de Deus nos torna abnegados. Isto é completamente inconsistente com a cobiça pelo dinheiro, coisas e conquistas sexuais.)

III. Amor e Conversas

A. Leia Efésios 5:4. O que me chamou a atenção aqui foi a expressão “conversas tolas”. Outras traduções ou traduzem a palavra grega da mesma forma ou a traduzem como “conversas estúpidas”. O que são conversas tolas ou estúpidas? (Olhando o original grego, vemos que a expressão é formada pela combinação de duas palavras: idiota + conversa.)

1. Você consegue pensar em alguns programas de televisão que se encaixam na descrição de “conversas tolas”?

2. O que há de errado com conversas tolas e humor de mau gosto (brincadeiras vulgares)? (Paulo nos diz que essas coisas são “inconvenientes”. Quando você fala desta forma, isso faz as pessoas pensarem que você não é um filho de Deus.)

3. Se descobrirmos que as brincadeiras vulgares e conversas tolas são uma parte normal de nosso padrão de conversas, que tipo de conversa deveria substituí-las? (Ações de graças.)

a. Imagine o impacto na tua saúde mental. Em vez de falar coisas sujas, tente procurar coisas pelas quais você pode ser agradecido. Aposto que a tua saúde mental, teu senso de bem-estar, melhorarão dramaticamente!

B. Leia Efésios 5:5-7. Qual é a importância da ganância, da imoralidade e da nossa linguagem? (Paulo diz elas são “determinantes para o resultado”. A graça deve significar alguma coisa nas nossas vidas. Paulo, o homem que estabelece o argumento da justificação pela fé mais do que qualquer outro autor da Bíblia, nos diz que se continuarmos em nosso antigo estilo de vida, estaremos perdidos.)

1. Você notou que Paulo chama os que seguem este estilo de vida de “idólatras”? Por que este termo é apropriado? (Não conheço uma única pessoa que tenha um ídolo em sua casa ou no quintal e que se curve e adore este ídolo. Na superfície, este é um “pecado extinto” na cultura moderna. A essência da idolatria era adorar alguma coisa feita pelas próprias mãos. Egoísmo, seja em relação ao dinheiro ou ao sexo, é a mesma coisa. O teu maior desejo é por aquilo que você fez. É a adoração do teu próprio poder.)

2. Alguns líderes espirituais discordariam disso? Alguns encorajariam o egoísmo? (Paulo nos diz que líderes espirituais, com “palavras tolas” irão discordar disso e tentarão nos enganar.)

IV. Amor e Luz

A. Leia Efésios 5:8-12. Qual é o antídoto para o pecado? (Luz. Fazer a luz brilhar sobre o pecado.)

1. Se você tem um problema com o pecado na tua vida, pergunte-se se está disposto a fazer a luz brilhar sobre as tuas ações. Se não está, isso diz alguma coisa sobre as tuas ações? (Sim. Se você não está disposto a compartilhar as tuas ações com outros cristãos, você tem um problema.)

2. Isto significa que deveríamos contar a todos os membros da igreja todos os nossos pontos de vista e as nossas ações? (Uma revisão de Romanos 14:13-22 é uma parte importante desta discussão. Nem todos os crentes terão a mesma visão a respeito de questões “polêmicas”. Quando você está lidando com essas questões, é melhor não ser totalmente transparente com todos. Mas se o “assunto” em questão é algo com o qual você não pode se abrir com pelo menos alguns crentes sinceros, então você precisa se arrepender e desistir disso.)

B. Leia Efésios 5:13-14. Imagine que o verso 14 se refere ao batismo. O que este texto sugere que Jesus fará por nós depois que nos batizarmos? (Que Jesus nos ajudará a compreendermos melhor a Sua vontade para a nossa vida.)

V. Amor e Vida

A. Leia Efésios 5:15-17. Você já ouviu alguém dizer, “O que tem de errado fazer isso?” Você já disse isso? Quando consideramos como devemos viver, é apenas uma questão de sabermos o que é pecado e o que não é? (Paulo nos instrui a buscarmos sermos sábios e tirarmos vantagem das oportunidades que temos, porque o mal está esperando para nos ferir.)

B. Leia Efésios 5:18. Por que encher-se do Espírito Santo é melhor do que encher-se de vinho?

C. Leia Efésios 5:19-20. Que parte a música deveria desempenhar na minha vida?

1. Você se lembra que aprendemos anteriormente que as conversas tolas deveriam ser substituídas pelas ações de graças? Que papel a música desempenha na ação de graças?

D. Amigo qual é o padrão da tua vida? Você está no caminho certo?

VI. Próxima Semana: Relações Cristãs

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: