quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 11

O Que Eles Viram em Sua Casa (Isaías 39 e 39; Deuteronômio 6)

Introdução: Há muitos anos atrás, fui convidado para um jantar com um dos meus clientes, cuja liberdade religiosa eu estava defendendo. Ele tinha um grande número de filhos e o jantar foi notavelmente silencioso, comparado ao jantar em minha casa, com meus dois filhos. Os folhos dele não brigavam; de fato, eles nem mesmo falavam uns com os outros. Quando eu perguntei sobre isso, meu cliente me disse que eles tinham uma regra que dizia que as crianças não deviam falar durante o jantar, a não ser que falassem com elas. Fui para casa pensando comigo mesmo se eu havia sido deficiente em minhas habilidades como pai. Até hoje não tenho certeza. Eu gostaria de saber o tipo de pessoas os filhos deste cliente se tornaram quando cresceram. A casa daquele cliente chamou a minha atenção. Como os outros vêem a nossa casa? Ela é uma testemunha dos nossos valores cristãos? Ou é uma testemunha do nosso egoísmo? Vamos mergulhar no nosso estudo sobre este assunto!

I. A Doença de Ezequias

A. Leia Isaías 38:1. Coloque-se no lugar de Ezequias. Quais são os teus pensamentos?

1. O comentário The New Bible Commentary estima a idade de Ezequias em 39 anos. O que isso acrescenta aos teus pensamentos? (Se você já recebeu um teste positivo, ou foi diagnosticado com uma doença fatal, provavelmente tem uma boa idéia dos pensamentos que estavam passando pela cabeça de Ezequias.)

2. Leia Isaías 38:10-11, onde Ezequias relata seus pensamentos.

B. Leia Isaías 38:2-3. Que tipo de atitude Ezequias teve? (Eu mereço viver. Sou uma pessoa boa.)

1. Ezequias está certo em ter esta atitude? (A atitude dele é compreensível. Sem dúvida eu oraria a mesma coisa, mas o que realmente importa é que Deus não nos deve nada. Nós devemos tudo a Ele. Além disso, precisamos confiar no fato de que Deus faz as coisas certas. Um comentário que li argumenta a favor de Ezequias, dizendo que ele estava simplesmente pedindo a Deus que o poupasse para que ele pudesse continuar a reforma de seu país.)

C. Leia Isaías 38:4-6. O que isso nos ensina a respeito de Deus? (Ele tem compaixão de nós. Ele nos ouve.)

1. Que tipo de relacionamento Ezequias tinha com Deus? (Parece que eles estavam em contato regularmente, através do profeta Isaías.)

D. Leia Isaías 38:7-8. Alguém aqui tem uma explicação sobre como Deus fez isso? (Os comentários sugerem que isso poderia ser qualquer coisa, desde uma refração especial dos raios do sol até uma reversão na rotação da terra.)

1. As escadas eram um tipo de relógio de sol. Qual é o significado deste sinal? (Deus está alterando o tempo por causa de Ezequias.)

2. Por que um sinal tão notável da parte de Deus? (Porque Ele podia fazê-lo! Considere a compaixão e o inigualável poder de Deus quando enfrentar circunstâncias difíceis.)

E. Leia Isaías 38:21. Amigos, eu gostaria que vocês tentassem explicar isso para mim. O sinal que Deus curaria a Ezequias envolvia, teoricamente, a alteração na rotação do planeta. E, mesmo assim, a cura real é um simples emplastro de figos. Expliquem isso, por favor! (Podemos conhecer muito sobre o caráter de Deus. Mas, predizer as ações de Deus é outra história.)

1. Você deveria ir ver um médico quando estivesse doente e precisasse de um milagre? (Sim. Há um precedente bem aqui.)

II. A Casa de Ezequias

A. Leia Ezequias 39:1-2. O que levou o rei da Babilônia a contatar Ezequias e enviar-lhe representantes? (As notícias de sua recuperação.)

1. Qual é a probabilidade de que os babilônicos tenham notado que o sol “andou” para trás?

2. Coloque-se no lugar de Ezequias. Sobre o que você deveria estar falando com os enviados da Babilônia? O que “na tua casa”você deveria estar enfatizando? (A razão descrita para a visita foi a recuperação miraculosa de Ezequias. Seria óbvio enfatizar as coisas que Deus havia feito.)

3. Em vez disso, o que Ezequias estafa enfatizando? (A si próprio. Toda a sua riqueza apontava para ele como um rei grandioso e bem sucedido.)

B. Leia II Crônicas 32:31. Aos olhos de Deus, o que era a visita dos representantes de Babilônia? (Um teste sobre o que estava no coração de Ezequias.)

1. Leia novamente Isaías 39:2 e me explique esse teste. (O rei Ezequias estaria morto se Deus não tivesse intervindo. Os babilônicos vieram por causa da razão declarada de aprender acerca do milagre que restituiu a saúde de Ezequias. O rei Ezequias poderia ter se concentrado no que Deus faz por ele ou poderia ter se concentrado na sua riqueza – o que ele havia feito pela nação. Note que em Isaías 39:2 ele fica se referindo aos “seus” depósitos, arsenais e tesouros.)

2. E você? Você quer que as pessoas notem você ou notem o teu Deus? Tudo gira em torno de você ou dEle? O que, na tua casa, você quer mostrar ao mundo?

C. Há algum tempo, contei a história a respeito da primeira casa humilde que compramos e de como meu vizinho me perguntou, “Se você é um advogado, por que veio morar aqui?” Por muitos anos eu ia para o trabalho em um automóvel Honda que comprei por US$ 200 e um caminhão Isuzu que comprei por US$ 1.000. Naquele tempo, pensei que Deus estava me levando a fazer esses negócios para me ensinar a humildade. Finalmente Ele me levou para um lindo Mercedes antigo, e eu imaginei que a lição havia acabado. O que eu odiava durante aquele tempo era que minha casa e meus veículos humildes poderiam levar as pessoas a refletir sobre as minhas habilidades como advogado. Esta é uma aplicação do teste de Ezequias? (Sim. O teste é se voe está preocupado com a tua glória ou com a glória de Deus. Minha atitude demonstra que eu teria sido reprovado no teste de Ezequias.)

D. Leia Isaías 39:5-7. Como Ezequias se saiu no teste?

1. Pense novamente em toda essa história. Deveríamos orar para que a vontade de Deus seja feita, acerca de nossa doença, ou deveríamos, como Ezequias, pedir que a nossa vontade seja feita?

E. Leia Isaías 39:8. O que isto nos ensina a respeito da atitude de Ezequias neste estágio de sua vida? (O homem se tornou incrivelmente egoísta.)

1. Orar para que a tua vontade seja feita é egoísmo?

2. Orar para que a tua vontade seja feita é tolice?

III. A Família de Ezequias

A. Leia Deuteronômio 6:10-12. Que lição histórica Deus quer que Seu povo se lembre quando eles entrarem na terra prometida por Deus? (Que se lembrem que eles eram escravos e que Deus os libertou.)

1. Para onde os descendentes de Ezequias iriam? (Isaías 39:7 : escravidão.)

a. O que Ezequias estava modelando em sua casa, com respeito aos seus filhos? (Ele não demonstra cuidado por eles. O resultado de seu pecado foi que ele levou seus filhos de volta para a calamidade original da escravidão – e ele não parece se preocupar com isso.)

B. Leia Deuteronômio 6:4-8. Qual deveria ser a nossa atitude com relação aos nossos filhos?

1. Se você tem filhos em casa, tem um programa ativo ou passivo para ensinar-lhes acerca de Deus?

a. Você os ensina pessoalmente, ou deixa isso para a igreja? Ou para a escola da igreja?

b. Se um estranho ficasse na tua casa por dois dias, o que este estranho veria com respeito às influências sobre os teus filhos?

C. Amigo, o que as pessoas de fora vêem na tua casa não é um acidente. Aquilo que fazemos procede de natureza dos nossos corações. Ezequias disse a Deus (Isaías 38:3) que tinha sido fiel, havia seguido a Deus de todo o coração, e feito aquilo que era correto aos olhos de Deus. Mas vemos que o verme do egoísmo nele desabrochou em um orgulho das suas realizações que destruiu todo o reino. Ezequias chegou ao ponto de parecer se preocupar apenas consigo mesmo. Guarde o teu coração, amigo, e isto se refletirá no teu lar.

IV. Próxima Semana: Convertendo os Corações no Tempo do Fim

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: