quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 10

Famílias de Fé (I Reis 11)

Introdução: Que impacto a cultura popular tem sobre a nossa fé? Sobre as nossas decisões a respeito do que é certo ou errado? Se você colocasse lado a lado o teu programa de televisão favorito e os padrões da Bíblia quão próximos eles estariam (ou não)? Ao longo dos anos, tenho proposto um teste simples, mas doloroso: compare quanto tempo você assiste televisão a cada semana com o tempo que passa estudando a Bíblia. Se você gasta mais tempo com a televisão, ela terá uma influência maior sobre você. As influências culturais tem estado conosco por um tempo muito longo, então vamos pular para dentro da nossa lição e estudar o seu efeito nas famílias do passado!

I. Rei Salomão

A. Leia I Reis 10:23-25. O que aprendemos sobre o rei Salomão?

1. Coloque-se no lugar dele. Como você se sente a respeito de si mesmo? E sobre a tua vida?

2. Como você lidaria com o teu orgulho?

B. Leia I Reis 10:26-29. Hoje nós falamos sobre ter “brinquedos” (posses para o nosso prazer). Você conhece a frase: “Vence aquele que morrer com mais brinquedos”? Como Salomão estaria colocado nesta disputa?

1. Você acha que Deus tina uma opinião sobre adquirir “brinquedos”? Se sim, qual é ela? (Leia Deuteronômio 17:16.)

a. A ordem de Deus parece ser contrária à lógica. Cavalos e carruagens não eram apenas brinquedos, eram as armas de guerra mais avançadas da época. Por que você acha que Deus ordenou ao Seu povo que tivessem uma capacidade militar limitada? (O comentário “The Bible Knowledge Commentary” explica assim: “O Senhor queria que Seu povo dependesse dEle para a sua proteção.”)

C. Leia I Reis 11:1. Que outras distrações Salomão tinha acontecendo em sua vida? (Muitas mulheres estrangeiras.)

1. Qual é a atração de mulheres estrangeiras?

2. Quantas vezes você já viu isto se repetir na vida: um homem se torna rico e bem sucedido em sua idade avançada. Ele adquire muitas coisas novas e finalmente, consegue uma nova esposa. Soa familiar?

a. Acho que a situação de Salomão era que ele nunca deixava as antigas esposas!

D. Leia I Reis 11:2. Salomão é o rei. Era uma coisa popular e importante para um chefe de estado casar-se com alguém da família de outros chefes de estado. Isso ajudava a manter a tua nação em boas relações com as outras nações. Que problema você vê com esta estratégia em potencial? (Deus disse especificamente a Salomão que não se casasse com mulheres de outras nações.)

1. Salomão desobedeceu a Deus?

a. Por que você acha que Salomão desobedeceu?

E. Existe uma outra ordem que não é mencionada em I Reis 11. Leia Deuteronômio 17:17. Como você classificaria a desobediência de Salomão? (Esta ordem também diz que o rei não deveria acumular grandes quantidades de ouro ou prata. I Reis 10:27 diz que Salomão tornou a prata tão comum quanto as pedras.)

F. Leia I Reis 11:3-6. Deus estava certo em Sua advertência a respeito das mulheres estrangeiras?

1. Diga-me o que você acha dos padrões de Deus. Nosso texto nunca diz que Salomão deixou de crer em Deus. Qual era o pecado de Salomão, com relação a Deus? (Salomão não seguiu a Deus completamente.)

2. Qual foi a razão pela qual Salomão não seguiu a Deus completamente? (A influência “cultural” de suas esposas estrangeiras.)

3. Veja novamente I Reis 11:2. O que este verso diz sobre os laços emocionais de Salomão com as suas esposas estrangeiras? (Ele apegou-se amorosamente a elas.)

4. Coloque-se no lugar de Salomão. Ele ama as suas esposas. Ele ama a Deus. O amor é natural e maravilhoso. Salomão não “força a sua religião” sobre suas esposas. Desta forma, ele escorrega lentamente para outra forma de pensar. Você poderia racionalizar isto, se fosse Salomão?

5. E você, meu amigo? Deus tem o mesmo padrão para você que tinha para Salomão?

a. Seria justo dizer que você segue a Deus “completamente”? Ou você tem aquela peque área particular da tua vida que você guarda para si mesmo?

(1) Que impacto a cultura tem sobre você?

(2) É justo dizer que você “ama” a cultura que está à tua volta?

G. Leia I Reis 11:7-8. A que a influência das esposas estrangeiras de Salomão o levou no final de tudo?

H. Leia I Reis 11:9-10. Qual foi o resultado da infidelidade de Salomão?

1. Note que o texto diz que Deus “havia aparecido duas vezes [a Salomão]”. Que ponto está sendo enfatizado? (Quanto mais perto você está de Deus, mais Ele espera de você.)

I. Leia Apocalipse 3:17. este texto se aplicaria a Salomão? Ele se aplicaria a você?

J. Leia Eclesiastes 4:13. Salomão chegou a se conscientizar do erro de seus caminhos?

K. Leia I Reis 11:11-12. Qual é, no final das contas, a reclamação de Deus acerca de Salomão? (Deis vai no âmago do assunto: A atitude de Salomão. A nossa atitude á aquilo que mais preocupa a Deus. Como Salomão tinha uma atitude de (Eclesiastes 4:13) “um rei idoso e tolo, que já não aceita repreensão”, Deus não podia mais trabalhar com Salomão. Agora Salomão confiava em si mesmo mais do que em Deus.)

1. O que você acha da penalidade que está sendo imposta a Salomão? (Se você ler o restante do capítulo, verá que Salomão teve que lidar com o problema de nações hostis por toda a sua vida. O ponto mais importante, contudo, é como a fé dos pais tem a capacidade de influenciar as vidas de seus filhos. A devoção de Davi ajudou a proteger Salomão. A infidelidade de Salomão ajudou a ferir seu filho.)

II. Resistindo à Cultura

A. Enquanto estávamos olhando Salomão, eu fiquei voltando para recolher partes de Deuteronômio 17. Vamos ler as partes que eu trouxe à tua atenção anteriormente neste estudo. Leia Deuteronômio 17:16-17.

B. Agora vamos ler Deuteronômio 17:18-19. Qual é o antídoto de Deus contra ser absorvido pela cultura popular? (Uma das grandes bênçãos de escrever este estudo bíblico a cada semana é que isto me força a comparar constantemente a vontade de Deus com a minha própria vida pecaminosa. Estou convencido do meu pecado de não dar a Deus cada parte da minha vida.)

C. Acredita-se que Provérbios 2:1-5 tenha sido ou compilado ou escrito por Salomão. Quando ele escreveu este conselho é outra coisa. Vamos olhar este texto como se tivesse sido escrito depois dos eventos que estudamos em I Reis 11. Vamos destrinchar esses versos, para aprendermos as lições que Salomão nos ensina sobre como evitarmos sermos tomados pela cultura popular.

1. Leia Provérbios 2:1. Que lição encontramos aqui? (Temos que ter uma atitude receptiva e diligente com relação à palavra de Deus. Devemos estudar a palavra de Deus tão diligentemente que possamos nos lembrar de Seus ensinamentos.)

2. Leia Provérbios 2:2. Que lição existe aqui? (Precisamos ler e aplicar a palavra de Deus à nossa vida. O conselho de Deus precisa se tornar parte do nosso coração.)

3. Leia Provérbios 2:3-4. Que lição existe aqui? Precisamos pesquisar para encontrarmos o significado da palavra de Deus.)

4. Leia Provérbios 2:5. Que lição existe aqui? (Se buscarmos diligentemente a sabedoria de Deus e a aplicarmos à nossa vida em vez de aplicarmos a sabedoria da cultura popular, então Deus nos recompensará com a compreensão da Sua vontade. Nossos padrões virão de Deus e não da cultura.)

III. Passando a Tocha

A. Leia Juízes 2:6-10. O que fez com que a geração de Josué seguisse a Deus e a geração seguinte se afastasse de Deus? (Juízes 2:7 diz que [os membros da] primeira geração “tinham visto todos os grandes feitos do SENHOR em favor de Israel.”)

1. Como podemos ter certeza de que isso não aconteça conosco e com nossos filhos – que nos afastemos de Deus? (As coisas que Deus realizou em favor de Seu povo estão registradas na Bíblia. Assim como o estudo da Bíblia é importante para que possamos resistir à cultura popular, o ensinamento aos nossos filhos das bênçãos do estudo da Bíblia é importante para manter os feitos de Deus diante da sua geração.)

B. Amigo, uma chave muito importante para permanecer fiel a Deus e resistir à cultura pagã é estudar a Bíblia de forma diligente e com a mente aberta. Você vai se comprometer com isso hoje? Vai se comprometer a passar mais tempo com a tua Bíblia do que passa com a tua televisão?

IV. Próxima Semana: O Que Eles Viram em Sua Casa?

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: