quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 01

Uma Família de Famílias (Gênesis 2, Mateus 19, I Coríntios 17, Romanos 1)

Introdução: Um cristão enfrenta todo tipo de lutas. A maior parte delas são conflitos internos com a tentação. Algumas são lutas contra o crescimento da maldade na sociedade. Todas elas (conforme aprendemos no último trimestre) são batalhas contra as forças espirituais do mal. Uma luta que extrapola estas classificações é a luta pela família. É trabalhoso desempenhar de forma adequada o nosso papel em nossa própria família. A natureza da família está sob ataque em nossa sociedade. Nossa lição deste trimestre é sobre a família. Nesta semana começaremos considerando a definição bíblica da família. Vamos pular para dentro do nosso estudo!

I. A Primeira Família

A. Leia Gênesis 2:18. Qual é a visão de Deus para a vida solitária de Adão? (Não era bom.)

B. Leia Gênesis 2:19-20. Deus está brincando conosco? Deus e Adão estão realmente considerando todos os “seres vivos” individualmente para ver se algum deles poderia ser alguém que “auxiliasse e correspondesse” a Adão? Você consegue imaginar Adão dizendo, a respeito de uma vaca: “Desculpe, mas eu não sei falar ‘vaquês’. Se a Mimosa fosse a minha auxiliadora, teríamos um sério problema de comunicação”

C. Leia Gênesis 2:21-22. O que havia de especial com relação a Eva? (Ela foi feita propositalmente para Adão. Ela não era alguém que já havia sido criado e que “serviria” como companheira.)

1. O que aprendemos do fato de ela ter sido criada a partir de uma costela? (Existe nisto um simbolismo de igualdade. Este texto sugere que o plano original de Deus era que ela fosse uma ajudadora em pé de igualdade.)

a. A ordem em que eles foram criados sugere um primeiro entre iguais?

D. Leia Gênesis 2:23-24. A expressão “uma só carne” sugeriria alguma outra coisa além de igualdade? (Leia Efésios 5:28-29. Paulo usa a frase “seu próprio corpo” para transmitir o conceito de Deus de “uma só carne”, a respeito do relacionamento entre maridos e esposas.)

II. Jesus e a Família

A. Leia Mateus 19:3-6. Que conclusão acerca da dissolução do casamento Jesus tira a partir do plano do Gênesis? (Se um homem e uma mulher se tornam uma só carne no casamento, eles não deveriam se separar.)

B. Leia Mateus 19:7-8. Moisés estaria fazendo uma “regrinha” própria? Ou esta foi uma regra dada por Deus, por causa da dureza dos corações das pessoas? (Não creio que seja apropriado dizer que estava escrevendo sem a permissão de Deus. O comentário The New Bible Commentary diz que “As regulamentações [de Moisés] sobre o divórcio eram uma concessão para lidar com o pecado, não uma expressão da forma como Deus desejava que as coisas ocorressem. O divórcio podia ser necessário, mas nunca seria uma coisa boa.”)

1. Vamos olhar ao texto ao qual os fariseus se referiram: leia Deuteronômio 24:1. Alguma coisa acerca deste texto parece injusta? (O comentário IVP Bible Background Commentary aponta que os homens podiam se divorciar unilateralmente das mulheres, mas o mesmo não era verdade com relação às mulheres. “A oposição de Jesus a este tipo de divórcio também é uma defesa das mulheres casadas.)

C. Leia Mateus 19:9. Que “cláusula de escape” do casamento Jesus permitiu? (“Imoralidade sexual.” Para os que acham que apenas os homens podem se divorciar, vejam Marcos 10:12.)

1. Um amigo que está passando por um processo de divórcio me disse, “Não sei por que os cristãos são tão prontos a protestar contra o casamento homossexual, quando o casamento heterossexual torna a definição de “casamento” uma piada.” Os cristãos fizeram do casamento uma “piada”? Eles perderam o direito moral para falar contra o casamento homossexual? (Se apenas as pessoas perfeitas podem se colocar contra o pecado, ninguém poderia se opor ao pecado. Mas o ponto de vista implícito claro. Aqueles que professam seguir a Jesus precisam estar tão prontos a defender o casamento contra o divórcio quanto estão para protegê-lo contra o ataque homossexual. Não deveríamos ter dois padrões: um para pecadores “como nós” e outro para pecadores com tentações diferentes.)

D. Leia Mateus 19:10-12. Qual foi a reação dos discípulos em resposta ao ensinamento de Jesus de que as regras do casamento deveriam voltar ao que foi estabelecido na Criação? (Eles ficaram confusos. Este parecia ser um padrão impossível de manter.)

1. Quando Jesus respondeu dizendo que “Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado”, a que Ele estava se referindo? Ele estava falando acerca da regra contra o divórcio ou da regra de que você não deveria se casar se não fosse cumprir as regras contra o divórcio? (Não sei a resposta. Está claro que Jesus está estabelecendo uma regra muito firme para o casamento e o divórcio. O ideal não está em dúvida. Por outro lado. Quando Jesus diz “aqueles a quem isso é dado [devem aceitá-la]”, pode estar se referindo à disposição passada de Deus em ser flexível com relação ao divórcio, por causa da natureza pecaminosa dos seres humanos. Uma vez que Jesus morreu por causa da questão do pecado, é difícil para mim ensinar que Deus seja “flexível” no assunto do pecado.)

III. Adultos Solteiros

A. Veja novamente Mateus 19:11-12. Que razão positiva Jesus dá para ser solteiro?

B. Leia I Coríntios 7:1 e I Coríntios 7:7-8. Entre as afirmações de Jesus e Paulo, como uma pessoa solteira deveria encarar a vida? (Leia I Coríntios 7:32-34. Ser solteiro permite que você tenha oportunidade de se concentrar na promoção do reino de Deus.)

C. Considere novamente Gênesis 2:18. Como você pode explicar o aparente conflito entre o ensinamento do Gênesis (“não é bom que ... esteja só”) com o ensinamento de Paulo e Jesus, que ser solteiro é bom para a promoção do reino de Deus? (Leia I Timóteo 4:1,3. A questão é se você proíbe o casamento. O casamento deve ser uma coisa boa. É o ideal. Porém, alguns podem escolher privar-se desta coisa boa de maneira a promover o reino de Deus. Tomar esta decisão voluntariamente também é uma coisa boa.)

D. Adultos solteiros são uma família? (Se são cristãos, eles são parte da família de Deus. Veja I Timóteo 5:1-2.)

IV. Fraude Familiar

A. Leia Romanos 1:18-20. No início desta lição aprendemos que Deus fez Eva especialmente para ser a parceira de Adão. É lógico e intelectualmente apropriado argumentar sobre as intenções de Deus com respeito ao casamento heterossexual versus homossexual, a partir da forma como Ele criou as coisas? (Vemos uma progressão de idéias na Criação. Primeiro, Deus examina toda a Sua criação para ver se encontra um auxiliar apropriado. Então ele cria Eva de forma especial. Ele não criou de forma especial a outro homem, embora que, certamente, poderia ter feito isso. Finalmente, e mais importante, Deus instrui que o homem e a mulher se unirão como “uma só carne”. Meus filhos são a “carne” que resultou do meu casamento. Todo o esquema da família original argumenta contra a validade da família homossexual.)

1. Você deve ter ouvido falar “Se Deus quisesse que os seres humanos fumassem, os teria criado com chaminés.” O que você acha da lógica desta afirmação? (Romanos 1:20 parece nos dizer que as questões importantes acerca de Deus podem ser compreendidas a partir da criação.)

a. O casamento homossexual é uma “questão importante”?

B. Leia Romanos 1:21-23. O que este texto sugere que seja a progressão lógica daqueles que rejeitam a autoridade de Deus? (Seu entendimento é obscurecido. Eles, tolamente, começam a adorar coisas que eles mesmos criaram, em vez do Criador de tudo.)

C. Leia Romanos 1:24-25. Por que a impureza sexual faz parte da rejeição à autoridade de Deus?

D. Leia Romanos 1:26-27. Como a Bíblia chama o sexo homossexual? (Uma perversão.)

E. Considere a linha de argumentação de Paulo aqui. Nós começamos com um argumento acerca dos atributos de Deus, com base na Sua criação. Terminamos com uma conclusão acerca da homossexualidade. Como isso pode fazer sentido lógico? (Quando Deus criou a terra, parte de Sua criação foi este padrão de um macho e uma fêmea, como parte da continuidade do processo de criação. Vemos este padrão tanto nos seres humanos quanto nos animais. Este é um daquelas “questões importantes”, que qualquer pessoa com uma mente aberta pode ver. Conforme os seres humanos se tornaram ímpios, e começaram a adorar aquilo que eles mesmos fizeram, em vez de adorar ao seu Criador, também rejeitaram o padrão do seu Criador para a continuidade do processo da criação. Visto sob esta luz, a promoção do casamento homossexual, se torna um assunto fundamental, como a evolução ou o sábado. A evolução é um ataque à autoridade do nosso Criador. A rejeição ao Sábado é um ataque ao nosso memorial semanal da criação. (Gênesis 2:3; Êxodo 20:11.) O Homossexualismo é um ataque no padrão mestre da criação. Satanás não é estúpido. Ele faz o melhor que pode para quebrar as linhas da lógica que reforçam o nosso comprometimento ao nosso Deus Criador.)

F. Amigo, Deus criou a família quando criou o mundo. Você vai fazer a tua parte para promover o plano original de Deus para a humanidade?

V. Próxima Semana: A Palavra de Deus na Vida em Família

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: