quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 08

Chaves da Unidade Familiar (Efésios 2, Mateus 5 e 22, I João 3, Hebreus 13)

Introdução: Estou lendo um livro interessante, que apresenta uma nova teoria sobre como funciona o nosso cérebro. Este livro sugere que o cérebro lida com os estímulos da visão, tato, audição e olfato praticamente da mesma forma. A maior parte dos cientistas (incluindo o autor do meu livro) parecem incapazes de perceber o óbvio – que isto aponta para um Projetista Mestre, com um projeto mestre. Projetos mestres também são encontrados no mundo espiritual. Se a criação de Deus é uma série de padrões que se repetem, por que nos surpreendermos que Deus use padrões ou teorias de vida (leis) supremas para guiar a nossa vida quotidiana. Vamos atacar o nosso estudo da Bíblia e explorar essas leis!

I. Unidade no Amor de Jesus

A. Leia Efésios 2:11-13. O que Jesus fez pelos gentios?

1. Como Ele fez isso?

B. Leia Efésios 2:14-16. Qual era o muro de divisão que separava os gentios dos judeus e os seres humanos de Deus? (A lei.)

1. Como você explica que a grande lei de Deus pudesse separar os judeus dos gentios e os seres humanos de Deus? (Os judeus usavam a lei como base para considerarem-se superiores a todos os outros seres humanos. A lei separou os seres humanos de Deus porque a lei mostrava a nossa natureza pecaminosa diante de um Deus perfeito.)

a. Como Jesus “consertou” esses problemas? (Cumprindo as exigências da lei por todo aquele que aceita Jesus como seu Salvador. Jesus tanto nos tornou perfeitos à vista de Deus quanto eliminou a base para o orgulho entre aqueles que “obedeciam” a lei.)

C. Vamos analisar isso por um momento, como se fossemos cientistas. Que teoria geral da vida (lei da vida) Jesus estabeleceu? (Jesus nos mostrou que a dependência dEle nos dá o dom da aceitabilidade. Somos plenos se dependermos dEle. O orgulho pessoal sai pela janela, porque o que Jesus nos deu é mais do que qualquer um de nós pode “ganhar” pela guarda da lei.)

D. Nós começamos dizendo que Deus tem “teorias de vida”, às quais ele chama de “leis”, e que se aplicam a diferentes aspectos da nossa vida. A lei que separava judeus e gentios não era uma “teoria de vida”?

1. Uma lei substituiu a outra?

2. Vamos olhar dois textos. Leia Mateus 5:21-22 e Mateus 5:27-28. O que Jesus está dizendo a respeito dos Dez Mandamentos? (Que eles refletem princípios mais profundos.)

3. Leia Mateus 22:37-40. O que este texto nos ensina sobre os Dez Mandamentos? (Eles resumem os princípios mais profundos.)

4. O que você diz agora: Jesus substituiu os Dez Mandamentos por uma nova teoria de vida? Uma nova lei? (Penso que a resposta correta é que os Dez Mandamentos eram simplesmente dez aplicações das teorias fundamentais da vida. Eles não eram, em si mesmos, teorias fundamentais da vida.)

II. Unidade na Igreja

A. Vamos agora aplicar as teorias fundamentais à igreja. Quão apropriados são os sentimentos de superioridade e inferioridade? (As pessoas deveriam ser respeitadas pelos papéis que Deus lhes deu na igreja, mas a idéia de membros superiores e inferiores é estranha à “teoria fundamental” da dependência somente em Jesus, que nos torna completamente plenos.)

1. Quando eu era jovem, meus pais me apontaram, na pequena igreja que estávamos visitando, que todos os “profissionais” se sentavam de um lado da igreja e que os “obreiros” sentavam do outro. Os membros desta igreja entenderam a teoria fundamental de que a dependência em Jesus nos torna completamente plenos?)

B. Leia I João 3:16-18. Que teoria de vida encontramos aqui? (Começamos dizendo que a dependência em Jesus nos torna completamente plenos aos olhos de Deus e aos olhos uns dos outros. Nos tornamos plenos porque Jesus morreu por nós. A idéia de que devemos uma obrigação de amor aos outros porque Jesus nos amou tanto é outra teoria suprema de vida.)

C. Como João diz que esta teoria de vida fundamental deveria ser aplicada na igreja? (Uma vez que Jesus nos amou tanto que morreu por nós, deveríamos amar uns aos outros na igreja com ações, não apenas com palavras.)

III. Unidade no Mundo

A. Vamos levar s nossas teorias de vida para fora da igreja. A mesma regra (que o nosso valor vem de Jesus) se aplica à sociedade em geral? Ela se aplica mesmo às pessoas que não crêem em Jesus? (Um livro que fala diretamente, The Bell Curve ( A Curva do Sino ou A Curva Normal), revelou que a renda de uma pessoa e seu status “profissional” são, geralmente, sinais de inteligência. Desta forma, certos níveis de inteligência são necessários para certos empregos. Freqüentemente nós “classificamos” as pessoas no mundo de acordo com suas posses e posição. Que pessoa pode escolher a sua própria inteligência? A inteligência relativa é um dom de Deus, não é o resultado de um escolha pessoal. Este orgulho deveria, mais uma vez, sair pela janela.)

1. Se a inteligência não é baseada em uma escolha, e portanto, não é uma base para “classificação” em que base deveríamos classificar as pessoas? (O amor aos outros é uma escolha. A amplitude da nossa capacidade de amar não é algo determinado pelo nascimento. Se quisermos classificar as pessoas, deveríamos classificá-las de acordo com o seu amor pelos outros.)

B. Leia Hebreus 13:5-6. Discutimos como a nossa dependência de Jesus nivela o campo de jogo quando se trata de salvação, orgulho e status. Que outro benefício temos por seguir a teoria da dependência de Jesus? (Jesus estará conosco nos desafios práticos da vida. Podemos confiar nEle e colocar de lado nossas preocupações.)

1. Por que Hebreus fala do “amor ao dinheiro” e sobre estarmos “contentes”? O que isso tem a ver com a dependência de Jesus? (Os seres humanos dependem de suas riquezas para protegê-los contra o mundo. A Bíblia diz, “A riqueza dos ricos é a sua cidade fortificada”. Provérbios 10:15. Jesus diz que Ele é melhor do que a riqueza para proteger contra os problemas do mundo.)

a. Você já descobriu que isso é verdade na tua vida?

C. Leia Filipenses 2:3-4. Esta é uma nova teoria fundamental da vida? Ou é simplesmente um reflexo de uma das teorias fundamentais que já discutimos? (Este texto reflete a teoria fundamental de amar aos outros assim como amamos a nós mesmos. Reflete a teoria fundamental da dependência de Jesus tanto para o nosso amor-próprio quanto para resolver os problemas da vida.)

1. Como podemos progredir no local de trabalho com este tipo de atitude? (Leia Filipenses 2:6-9. Este texto nos ensina que o verdadeiro sucesso na vida vem das ações de Deus em nossa vida.)

IV. Unidade na Família

A. Vamos aplicar essas teorias de vida à nossa família. Os pais devem ser respeitados. Mas eles devem acreditar que são superiores a seus filhos?

1. Tenho visto situações em que o pai tinha ciúmes por causa do sucesso de seu filho. Que teorias fundamentais de vida isto viola? (Dificilmente esta atitude demonstra o amos que se sacrifica a si mesmo. Não reconhece o valor que vem de dependência de Jesus.)

2. E sobre o ciúmes por causa do sucesso de um irmão ou irmã? (Se amamos os nossos filhos, se amamos nossos irmãos e irmãs, queremos que eles sejam bem sucedidos. Se compreendemos que somos completamente plenos em Jesus, então não há necessidade de competição na família. Se estamos contentes em Jesus, então a competição se extingue.)

B. Esta teoria de vida se aplica entre marido e mulher? (Sim, e isto nos leva de volta a um dos meus textos favoritos da Bíblia: Efésios 5:28, “Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.”)

C. Amigo, ao fazer de Jesus o centro da tua vida, ao reconhecer a teoria de vida que a dependência de Jesus nos torna plenos e nos fornece proteção contra os problemas da vida, isso altera nossa percepção dos outros e do mundo. Você vai tentar aplicar as teorias fundamentais da vida à tua experiência diária?

V. Próxima Semana: Lares de Paz e Cura

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: