quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 07

O Cântico de Amor do Rei (Cantares de Salomão 1 e 8)

Introdução: Recentemente, vi o título de um livro no qual parecia que o autor havia acrescentado a palavra “sexo” apenas para ajudar a vender mais. Quando li uma pequena nota a respeito do livro, ela admitia isto. Bem, esta lição é um pouco sobre sexo, então vamos esperar que mãos pessoas se sintam encorajadas a lê-la! A Bíblia fala sobre sexo e amor romântico? Pode apostar que sim! Por que? Vamos entrar no nosso estudo e descobrir!

I. O Prazer do Romance

A. Leia Cantares de Salomão 1:1-2. Por que a esposa de Salomão quer que ele a beije? (Porque é agradável. Note que a Bíblia apóia o lado físico do romance.)

1. A que a esposa de Salomão compara o amor? (ao vinho.)

a. Por que? É a mesma coisa que dizer que “teu amor é melhor do que leite”?

b. Você já ouvi falar de alguém que ficou “alto” por causa do álcool? (A sugestão aqui é que o amor físico causa uma melhoria na tua atitude. Ele te deixa “alto”.)

B. Leia Cantares de Salomão 1:3. Que outro sentido físico está envolvido no romance? (O sentido do olfato. Rapazes, se vocês estão interessados em romance, tenham certeza de estar cheirando bem!)

1. O que significa “seu nome é como perfume derramado”? (Aliás, isto é ótima literatura!)

a. Mulheres, vocês se lembram de quando estavam namorando e escreviam várias vezes o nome do namorado? Depois escreviam o nome de vocês com o sobrenome dele? Por que vocês faziam isso?

b. Por que o nome dele é importante? (Este é um tema bíblico. Deus se refere com freqüência ao Seu nome como sendo importante. A idéia é que o teu nome é um símbolo de você mesmo. Aqui, o nome de Salomão é como perfume para a sua esposa. Ele é simplesmente maravilhoso.)

c. Falando sobre a importância dos nomes, creio que todos vocês notaram que, se alterarem a ordem das letras do meu sobrenome (Cameron), conseguem escrever “romance”. Isso é importante?

d. Vamos pensar na última linha do verso 3. Coloque-se no lugar da esposa, isso é bom ou ruim? A resposta depende do teu sexo? (Com freqüência encontro um alguém que é terrivelmente ciumento(a) e não consegue suportar que alguém admire seu cônjuge. Se você tem um casamento sólido, tem um senso de confiança a respeito dele. A tua atitude é que teu cônjuge é mais valioso para você porque os outros vêem o valor do teu cônjuge. Se você é a única pessoa que pensa que teu cônjuge tem algum valor, é provável que o teu casamento não é muito bom.)

II. Um Casamento com Confiança

A. Leia Cantares de Salomão 1:4. Qual é a atitude da esposa de Salomão a respeito de outras pessoas o admirarem? (Ela diz que elas estão certas! Aqui está uma esposa com uma atitude confiante.)

1. Assuma que a tua atitude é que se o teu cônjuge olhar em volta um pouco, ele vai te deixar e escolher outra pessoa. . Que sinal esta atitude passa para o teu cônjuge?

2. Embora a esposa de Salomão diga que as outras mulheres o amam, quem entra “nos seus aposentos”? (Esta é a atitude de confiança. Todas as outras mulheres podem gostar meu marido, mas sou eu quem vai dormir com ele.)

B. Leia Cantares de Salomão 1:5-6. Por que a esposa de Salomão está escura? (Ela estava trabalhando ao sol.)

1. O que ela quer dizer quando fala que não pôde cuidar da sua “própria vinha”? (Quer dizer que ela negligenciou sua própria aparência. Penso que temos uma questão cultural aqui. Em minha cultura, um “bronzeado saudável” (saudável está entre aspas por causa do problema de câncer [de pele]) é admirado como belo. Em algumas outras culturas, é um sinal de beleza para uma mulher parecer como se ela nunca tivesse estado exposta ao sol. )

a. A esposa de Salomão tem uma má aparência? (Não, ela começa dizendo que é “bela”.)

(1) Então, por que ela está reclamando acerca do sol? (Ela demonstra uma preocupação saudável com a sua aparência. Lembra-se quando eu perguntei de somente você poderia apreciar o teu cônjuge? Se você é o cônjuge e pensa que só o teu cônjuge consegue te apreciar, então, está precisando trabalhar na tua aparência.)

III. A Resposta de Salomão

A. Leia Cantares de Salomão 1:9-11. Rapazes, Salomão compara sua adorável esposa a uma égua. É uma boa idéia ou não?

1. O que Salomão diz que melhora a aparência de sua adorável esposa? (A esposa dele deve ser da Califórnia. [risos])

2. Leia I Timóteo 2:9-10. Paulo concordaria com Salomão?

3. Leia I Pedro 3:3-4. Pedro concordaria com Salomão?

4. Como você pode conciliar Salomão, Paulo e Pedro na questão do uso de jóias? (Dos três, Pedro (I Pedro 3:3-4) explica o pensamento de Deus a respeito das jóias. Ele nos ensina que a verdadeira beleza vem do caráter e não daquilo que usamos. Esta é uma advertência para nos concentrarmos no desenvolvimento do caráter, em vez de se preocupar com quilates. O comentário The Bible Exposition Commentary diz “uma mulher que depende de coisas externas, logo ficará sem munição!”)

B. Homens, o que vocês aprendem ouvindo o que Salomão disse em Cantares de Salomão 1:10-11? (Elogie a aparência da tua esposa – ou pelo menos o que ela está usando.)

IV. Resposta Amorosa

A. Leia Cantares de Salomão 1:12-14. Qual é o propósito do perfume? (Atrair.)

1. O que a esposa de Salomão diz que ele é para ela? Um saco de flores? (Ela diz que está atraída por ele.)

2. O que você acha que é importante sobre o lugar onde é colocado a “bolsa de mirra”? Cuidado, agora. (Este lugar fica em baixo do nariz dela. Ela está dizendo que Salomão está constantemente em sua mente.)

3. En-Gedi, de acordo com o comentário The Bible Exposition Commentary, é um oásis. Que significado isto sugere a respeito do comentário da esposa? (Que Salomão se destaca em relação a outros homens – como um cheiroso e belo oásis em um deserto.)

4. Mulheres: você diz ao teu homem quanto você o aprecia? Você o compara favoravelmente com relação a outros homens? Ou, você sugere que ele é um deserto e que outros homens são um oásis?

V. Excitação no Casamento

A. Leia Cantares de Salomão 1:16-17. Estamos aprendendo alguma coisa sobre como o palácio de Salomão foi construído? O rei Salomão tem uma cama verde (verdejante)? (Não. Este texto significa que os amantes estão desfrutando um do outro ao ar livre.)

1. O homem tem um palácio. Por que eles estariam ao ar livre? (Aventura, excitação.)

2. Existe alguma lição nisso para o nosso casamento?

VI. Memórias

A. Obviamente, não podemos estudar todo o livro de Cantares de Salomão em apenas uma lição. Do que vimos até aqui, Salomão e sua esposa (aliás, o nome dela é Sulamita) tem um bom casamento. Esta casamento sólido é construído sobre um sólido alicerce. Vamos para a frente no livro de Cantares de Salomão, para o lugar onde temos “memórias” do período antes do seu casamento. Leia Cantares de Salomão 8:8-9. Os irmãos da Sulamita estão conversando sobre o que eles podem fazer para ajudá-la a ter um bom casamento. O que a discussão sobre “muros” e “portas”, no verso 9, significa? (Este texto é uma referência sobre a sua irmã ser casta (muro – mantém os outros do lado de fora) ou indisciplinada (porta – permite que os outros entrem).)

1. Como os irmãos reagiriam se a sua irmã fosse um muro? (Há vários significados sugeridos aqui. Um deles é que a “torre” significa que a irmã teria um alto conceito na opinião deles. Outro é que os irmãos a recompensariam com muitas jóias, para torná-la ainda mais atrativa. Outro é que isto se refere especificamente a um tipo de ornamento para a cabeça. A questão fundamental é que os irmãos lha darão liberdade e a recompensarão se ela for um “muro”.)

2. Como os irmãos reagiriam se ela fosse uma porta? (Se ela fosse uma “porta”, eles a trancariam em seu quarto! Penso que o sentido é que eles restringiriam a sua liberdade.)

3. Pais, existe uma lição aqui para vocês?

B. Leia Cantares de Salomão 8:10. O que ela é? (Um muro – embora ela assegure que homens estariam interessados em seu corpo. Seus irmãos não precisam se preocupar com ela.)

1. Quem mais não precisa se preocupar? (Salomão. Ela diz que o fato de que ela tenha sido um muro antes do casamento traz a ele “paz”.)

C. Leia Cantares de Salomão 8:11-12. O que esta discussão a respeito de vinhas significa? (Salomão tem uma vinha real, que lhe rende dinheiro dos seus frutos. Ela diz que seu corpo também é uma “vinha”, capaz de produzir “frutos”.)

1. Qual é a atitude da moça com relação a sua “vinha”? (Ela está falando especificamente a respeito de sua virgindade e compreende que é algo de grande valor – assim como uma vinha normal seria. Ela a economizou para dá-la a Salomão.)

2. Nós ensinamos aos nossos filhos que a sua virgindade é um dom valioso? Algo de grande valor?

D. Leia Cantares de Salomão 8:14. Como isso é uma recordação, o que a esposa de Salomão está sugerindo? (Ela está retornando aos dias da sua juventude. A Bíblia nos lembra de que sendo casto até o casamento, e depois, fiel ao cônjuge, teremos esta lembrança particular para quando formos velhos.)

E. Amigo, a Bíblia tem algo a nos ensinar a respeito do sexo. Ela nos diz para sermos puros, nos pouparmos para o casamento, e então, no casamento, prestarmos atenção ao romance! Você está prestando atenção?

VII. Próxima Semana: Chaves da Unidade Familiar

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: