quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 06

Palavras Sábias Para as Famílias (Provérbios 5,15,21,31 e Efésios 5:28)

Introdução: A Bíblia está repleta de todo tipo de conselhos práticos. Na semana passada estudamos conselhos bíblicos sobre como ensinarmos aos nossos filhos a respeito de Deus. Nesta semana continuaremos com conselhos para filhos adultos em seus casamentos. Ter uma boa família exige um bom relacionamento entre o esposo e a esposa. Nossa lição desta semana começa com conselhos para os que são casados. Depois de estudarmos alguns de seus problemas em potencial, consideraremos como alguns desses problemas podem ser evitados, ficando alertas durante o namoro. Vamos mergulhar em nosso estudo!

I. Mel e Fel

A. Leia Provérbios 5:1-2. Quem está sendo ensinado neste texto bíblico?

1. O que a Bíblia diz que é a “recompensa” aos filhos que prestam atenção aos conselhos baseados na Bíblia dados por seus pais? (“Manter o bom senso” e “seus lábios guardarão o conhecimento.”)

a. O que você acha que significa “manter o bom senso”? (Significa que você vai se manter a salvo do mal. O resultado é que você não vai ficar envergonhado. Filho, quer manter a tua dignidade? Quer evitar de cair em um buraco? Então, preste atenção a isto!)

b. O que você acha que significa dizer que “seus lábios guardarão o conhecimento”? (As pessoas ouvem os teus conselhos. Elas aprenderão importantes lições de vida buscando e ouvindo seus conselhos – em vez de aprenderem importantes lições de vida vendo como as tuas ações destruíram a tua vida.)

B. Leia Provérbios 5:3-4. Azeite e mel. Ninguém, no meu escritório, tem azeite e mel jorrando da boca. Mesmo se eles tivessem, isso não seria atraente. O que esse texto significa? (Significa que quando você começa um caso extraconjugal, parece ser muito divertido.)

1. Como isso termina? (Isto te fere (espada de dois gumes) e você se sente muito mal (amargo como fel).)

a. Por que é assim? (Casos extraconjugais são irracionais.)

b. Quantas vezes você já viu alguém ter um caso com alguém que não era tão desejável quanto o cônjuge desta pessoa? (Isso acontece o tempo todo. O que é “divertido” em um caso é que ele te lembra de quando você namorava. A realidade de realmente viver com a “outra” pessoa – uma pessoa que você agora sabe que provavelmente está disposta a te enganar – é outra coisa.)

c. Aos atrás, precisei de uma nova secretária. A gerente do escritório veio à minha sala e anunciou, “Consegui a candidata perfeita para você. Ela é bonita e se casou com o último chefe dela.” Acontece que a gerente não estava brincando sobre esses fatos. (Ela estava brincando sobre as qualificações para o emprego.) Não muito depois que nós a contratamos, adivinhe quem veio me visitar? Certo, seu novo marido/ex-chefe. Ele queria ver qual era a minha aparência. Adivinhe por que?

C. Leia Provérbios 5:7-8. Como você aplicaria a parte “não se aproxime da porta de sua casa”? (Obviamente este texto quer dizer “não fique sozinho com ela em casa”. Mas “se aproximar da porta” significa muito mais.)

1. Você gosta de paquerar? (Eu gosto. É uma maravilhosa massagem no ego (especialmente em minha idade avançada) ter uma garota linda me paquerando.)

a. Paquerar é como “se aproximar da porta”? (Esta é uma área na qual é preciso estar alerta. Creio que a frase “se aproximar da porta” certamente inclui a nossa mente. É de uma fundamentalmente importante evitar pensar acerca do “azeite e mel” de um caso com alguém. Nossas palavras refletem o que pensamos. Portanto, se as “palavras de paquera” passam do limite e descrevem uma conduta imprópria, preste atenção, porque as campainhas de alarme estão tocando. Se afaste. Ou melhor, fuja.)

D. Leia Provérbios 5:9-10. Por que devemos fugir?

1. Provérbios 5:10 descreve os advogados que fazem divórcios? (Toby Keith provavelmente é o meu cantor favorito de música country. Ele canta aquela canção triste sobre estar dirigindo onde ele costumava morar e ver a sua casa, sua esposa, seus filhos, seu caminhão e seu cachorro – e um estranho que agora possui tudo o que era seu! Esta canção pergunta, “Quem é esse homem tomando conta da minha vida”? Se você tem um caso, o resultado provável é que estranhos “se fartem do seu trabalho”, eles estarão “tomando conta de [o que costumava ser] a tua vida”.)

a. Por que a Bíblia estaria falando do aspecto financeiro da infidelidade? (A Bíblia está nos dizendo para sermos racionais – e não emocionais – a respeito da fidelidade conjugal.)

E. Nós pulamos alguns versos. Leia Provérbios 5:5-6. Este é o aspecto espiritual deste conselho?

1. Note que o verso 6 diz, “ela nem percebe”. O que este verso sugere? (A outra pessoa no adultério não está tentando conscientemente causar a tua perda aqui e eternamente. É você quem deve ser cuidadoso(a) mesmo quando a fonte potencial da tua infidelidade é um(a) amigo(a).)

II. Casado com Fel

A. Leia Provérbios 21:9 e Provérbios 21:19. Nossa discussão até aqui assumiu que o casamento com o teu cônjuge original é bom. Assumimos que foi a excitação que atraiu um dos cônjuges para um caso. Agora, assuma que você vive com um cônjuge de pavio curto e irritado. O que estes versos dizem a respeito de viver com o Sr. ou Sra. Briguento(a) e Amargurado(a)? (Não é muito divertido.)

B. Leia Provérbios 27:15-16. O que você acha do ruído de um gotejamento constante? (Irritante.)

1. Você gosta de dias chuvosos? (Uma esposa briguenta é como um gotejar irritante em um dia chuvoso.)

2. A NVI perde um ponto importante aqui. A referência Strong diz que a palavra hebraica “yamiyn” se refere especificamente à mão direita. Que significado adicional isto acrescenta? (A tua mão direita é a tua mão mais forte. Todos os esforços são insuficientes para deter este tipo de cônjuge.)

3. Que esperança a Bíblia nos dá para deter um cônjuge briguento e amargurado? (Não muita.)

4. Leia Gênesis 2:18. Como Provérbios se afastou tanto do ideal?

C. Se você tem um cônjuge de pavio curto e irritado, está certo se livrar dele por alguém mais agradável?

1. Você deveria se mudar para o sótão? Que tal para o deserto?

D. Vamos não apenas descrever o problema, vamos procurar soluções, para que você não tenha que se mudar pata o sótão. Se você não é casado, o que estaria procurando em um cônjuge?

1. Qual é a importância da aparência, em contraste com a personalidade? (Antes que eu me casasse, se alguém sugerisse que eu deveria namorar com alguém “que tivesse uma boa personalidade”, eu via isso como um sinal para fugir, porque este encontro em potencial deveria ser com uma pessoa feia.)

a. Eu tinha a atitude correta? (Não. Acontece que Deus me dirigiu alguém que era tanto bonita quanto agradável – mas se eu tivesse que escolher, uma beldade briguenta e amargurada não seria divertido. Com o passar dos anos, ela provavelmente não seria nem mesmo bonita. Tudo o que restaria seriam as brigas e o amargor. Veja Provérbios 31:30.)

E. Vamos ler um texto que sugere o que um homem solteiro deveria estar procurando em uma esposa em potencial. Leia Provérbios 31:10-11. Este é o objetivo? Encontrar uma esposa de quem os outros possam dizer que “não lhe falta coisa alguma”?

F. Leia Provérbios 31:12. Como você pode julgar isso enquanto está namorando? (Se a pessoa que você namora te bate e causa problemas para você enquanto vocês estão namorando, pode ter certeza de que isso não vai acabar quando casarem.)

G. Leia Provérbios 31:13. Que característica este verso descreve? (Ela não é preguiçosa. Um cônjuge preguiçoso é frustrante.)

H. Leia Provérbios 31:16. Que característica este verso descreve? (Que ela tem uma mente empreendedora. Ela tem um senso de administração do dinheiro.)

I. Leia Provérbios 31:20. Que característica este verso descreve? (Ela tem compaixão – mesmo para com os menos afortunados.)

J. Leia Provérbios 31:25-26. Que características encontramos aqui? O que quer dizer “sorrir diante do futuro”? (Ela é sábia e se prepara para o futuro.)

K. Você deveria esperar todas essas qualidades em teu futuro cônjuge? (Pergunte a si próprio(a) quantas dessas qualidades você tem? Esses textos te dão uma idéia do que procurar em um(a) parceiro(a) em potencial.)

L. E se você já é casado(a)? Existe alguma solução, além do sótão, se você é casado(a) atualmente com alguém “briguento(a) e amargurado(a)”? (Leia Efésios 5:28. Você não pode, como Provérbios 27:16 nos diz, “deter” as brigas e a amargura. Contudo, você pode amar este(a) briguento(a) e amargurado(a) até que se torne em outra coisa. Eu já vi isto acontecer com um casal. Alguns erros tem conseqüências de longo prazo. Deus nos dá conselhos para que possamos vencer alguns erros.

M. Leia Provérbios 15:1. Que outro conselho Deus nos dá para vivermos com alguém “briguento(a) e amargurado(a)”? (É difícil não ser tendencioso sobre as nossas próprias falhas. Se você está vivendo com um cônjuge briguento, existem chances de que você seja parte do problema. Respostas amáveis ajudam a evitar discussões.)

N. Amigo, a melhor maneira de ter um bom casamento é prestar atenção ao caráter da pessoa com quem você escolhe casar. Se você já está casado, Deus nos dá conselhos sobre como podemos manter o nosso casamento intacto. Você vai se esforçar para manter teu casamento e melhorar o relacionamento com teu cônjuge?

III. Próxima Semana: O Cântico de Amor do Rei

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: