quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 04

Vivendo Com os Cordeiros (Salmos 127; Deuteronômio 6; Ezequiel 18)

Introdução: De que forma nós vemos as crianças? Olhamos para elas como bênçãos ou como uma irritação muito cara? Antes que minha esposa e eu tivéssemos filhos, ela me disse brincando a um casal que tivera filhos há pouco tempo que iríamos ter um bebê. A reação do outro casal foi muito interessante. Parecia que eles tinham ficado contentes em ver que agora nós estaríamos entrando no mesmo pântano no qual eles estavam – nós iríamos enfrentar os desafios de criar filhos! A reação deles não nos desencorajou a nos tornarmos pais. Vamos pular para dentro do nosso estudo e ver o que a Bíblia diz acerca das bênçãos e desafios de ter filhos!

I. A Bênção

A. Leia Salmos 127:3. Como a Bíblia vê o dom dos filhos? Eles são uma benção ou uma maldição? (Eles são uma recompensa. Isto me lembra de uma esposa que reclamava que ela era apenas uma “esposa troféu” – ao que o marido respondeu “Que concurso do inferno em ganhei?” Ao contrário desta piada sobre a esposa troféu, Deus nos diz que nós “ganhamos” uma maravilhosa recompensa na vida quando temos filhos.)

1. Quando a Bíblia diz que os filhos são uma “herança” do Senhor, o que isso quer dizer? (A palavra hebraica significa “uma herança”, ou um “legado”. Eles são “do Senhor”, no sentido em que o plano original de Deus no Éden era que Adão e Eva tivessem filhos. Veja Gênesis 1:28 e Gênesis 2:24.)

a. Como os filhos são como um legado, que nós herdamos? (Legados nos lembram do passado. Nossos filhos nos lembram de nós mesmos e de nossos pais.)

B. Leia Salmos 127:4-5. O que significa dizer que os filhos são como flechas e que é bom ter uma “aljava” cheia deles? (Os filhos ajudam a apoiar os pais. Eles devem ser uma proteção contra os problemas na vida e na idade avançada.)

1. Por que o texto se refere aos “filhos nascidos na juventude”? (O sentido do texto é de pais e filhos trabalhando juntos. Se o pai é idoso, ele pode não ser capaz de trabalhar com seus filhos ou pode não viver o bastante para estar por perto.)

C. Minha esposa é a segunda de quatro filhos. Os pais dela eram pobres e depois do seu primeiro filho decidiram esperar para ter outro até quando pudessem “sustentá-lo”. Anos mais tarde, um amigo disse a eles, “Se vocês forem esperar para ter um filho até quando puderem sustentá-lo, nunca terão outro filho.” Os pais da minha esposa aceitaram o conselho do amigo e minha esposa nasceu. O que você acha co conselho deste amigo? (O conselho mostrou-se estar certo – e foi uma benção fabulosa para mim. Minha esposa nunca teve falta de nada que ela precisasse quando estava crescendo e seus pais terminaram pagando para ela quatro anos em um colégio particular.)

1. O conselho deste amigo era bíblico? (Se você leu a lição, encontrará na parte de segunda-feira, todo tipo de “angústias” sobre ser pai, com perguntas como “Para que propósitos um filho servirá?” Será que eu tenho os “recursos emocionais” para ter um filho? Embora eu tenha conhecido casais de pais terríveis, a Bíblia nos ensina que os filhos são uma bênção. Quantas pessoas dizem “não tenho certeza se estou qualificado para ser rico” quando ganham dinheiro de repente?)

II. Responsabilidade dos Pais

A. Em vez de perguntar se você é digno de ter filhos, vamos perguntar O que Deus exige dos pais”? Leia Deuteronômio 6:6-9.

1. Quais são as exigências filosóficas e econômicas que Deus estabelece para a paternidade? (Nada é dito aqui sobre pré-requisitos para se ter filhos.)

a. Existe uma razão cultural para isso? (Em uma sociedade agrária, as crianças seriam ima fonte de renda, e não apenas uma despesa.)

b. Leia I Timóteo 5:8. Este texto poderia ser considerado um conselho econômico relativo a ter filhos? (Isto é o mais próximo que eu pude achar, ao procurar um texto bíblico a respeito de pais terem uma certa quantia de dinheiro antes de terem filhos.)

2. Quais Deus diz serem as obrigações dos pais quando eles têm filhos? (Ensinar a eles a lei de Deus.)

B. Leia Deuteronômio 11:18-21. Que ligação existe entre a qualidade e a longevidade da vida e pais cumprindo a sua obrigação de ensinar obediência à lei de Deus? (Morar em Canaã era a recompensa de Deus para o Seu povo. Ensinar às crianças a obediência a Deus expande a qualidade e a longevidade da vida tanto dos pais quanto dos filhos.)

C. Leia Provérbios 19:18. Como este texto explica a capacidade dos pais em alongar a vida de seus filhos?

D. Leia I Samuel 3:13-14. Que obrigação este texto sugere que os pais têm com relação aos seus filhos? O que Eli deixou de fazer com respeito a seus filhos? (Ele deixou de restringi-los com relação a pecados conhecidos.)

E. Leia Efésios 6:4. Que outra obrigação os pais tem com relação aos filhos? (Não irritá-los.)

1. Como podemos evitar de irritar os nossos filhos? (A Bíblia nos diz que criar os filhos no aprendizado e na instrução do Senhor é o caminho para evitarmos a irritação dos nossos filhos.)

a. Você descobriu se isso é verdade? (Os pais têm problemas quando são inconsistentes. Quando os pais são inconsistentes, os filhos não tem certeza sobre as “fronteiras” e, portanto, podem se tornar irritados.)

F. Os filhos podem irritar os pais? Como podemos evitar isso? (Leia Provérbios 29:17. Disciplinando os nossos filhos.)

G. Em vez de dizer “Pais em potencial, vocês precisam passar no teste de renda e de motivos antes que possam ter filhos”, a Bíblia vê os filhos como um dom de Deus e diz, “Agora que vocês são pais, ensinem os vossos filhos a amar e obedecer a Deus”.

III. Recompensas Eternas

A. Você notou, quando lemos sobre Eli e seus filhos, que parecia que tanto o pai quanto os filhos estavam com problemas por causa dos pecados dos filhos? Leia Êxodo 20:5-6. Que impacto pais pecadores têm sobre seus filhos?

1. Que impacto filhos pecadores têm sobre seus pais?

B. Leia Ezequiel 18:4. Um pai pecador levará um filho justo a perder a sua vida eterna?

1. Se não, então sobre o que Êxodo 20:5-6 está falando? (A Bíblia ensina aquilo que podemos observar: os pais passam aos seus filhos traços bons e maus. Estes podem apresentar questões de caráter, as quais precisamos lidar em nosso esforço para vivermos uma vida santa. Mas, estes traços herdados de caráter não nos levarão a perder a vida eterna.)

C. Um filho pecador levará um pai justo a perder a vida eterna? (Em Ezequiel 18:5-9 lemos a respeito da vida de um homem justo. Leia Ezequiel 18:9. Em Ezequiel 18:10-13 lemos que este homem tinha um filho ímpio e os fatos da vida deste filho. Leia Ezequiel 18:13. Em Ezequiel 18:14-18 lemos que nasceu um neto que viveu uma vida justa. Leia Ezequiel 18:17-18.)

D. Leia Ezequiel 18:19-20. Como você resumiria o pensamento de Deus? (Podemos falar acerca do impacto dos pais e dos filhos sobre as vidas uns dos outros, mas Deus ensina que cada um é responsável pela sua própria salvação.)

E. Embora pais não possam levar seus filhos a perder a vida eterna, a forma como um pai cria seu filho pode levar este pai a perder a vida eterna? (Leia Mateus 18:5-6. Este texto indica que este é um sério pecado. Obviamente, Jesus veio para nos perdoar dos nossos pecados.)

F. Amigo, Deus deseja que você tenha filhos. Eles são uma bênção e uma recompensa. Deus, contudo, espera que você, como pai, seja muito cuidadoso na criação de teus filhos. Você vai assumir com seriedade as responsabilidades de pai dadas por Deus?

IV. Próxima Semana: Discípulos Fazendo Discípulos

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: