quinta-feira, 25 de setembro de 2008

As Famílias na Família de Deus - Lição 03

Restauração (Gênesis 3)

Introdução: Que impacto teve o pecado sobre o plano original de Deus para o casamento? Ele mudou o plano de Deus para o relacionamento entre marido e mulher? Se sim, a morte de Jesus na cruz nos trouxe de volta ao plano original? Iremos rever algumas coisas que já estudamos a respeito do casamento e então veremos como o pecado afetou o relacionamento entre Adão e Eva. Vamos mergulhar no nosso estudo!

I. O Plano

A. Leia Gênesis 2:22-23. Como você descreveria a reação de Adão ao Deus fazer uma mulher para estar com ele?

1. Você se lembra de como se sentiu ao namorar com alguém que você gostava e que parecia gostar realmente de você? (Estas são algumas das melhores emoções da minha vida.)

a. Você diria que este sentimento é algo parecido com o que Adão sentiu logo depois de Deus ter feito Eva?

B. Leia Gênesis 2:24. Adão e Eva estão casados agora?

1. Quais são os elementos do casamento, da forma como estão descritos nestes versos? (Deixar os pais, unir-se ao cônjuge e tornar-se “uma só carne”.)

2. O Dr. Izak F. Wessels aponta uma comparação fascinante entre as duas instituições estabelecidas durante a Criação: o Casamento e o Sábado. Leia Isaías 58:13-14. Isaías está escrevendo a respeito do Sábado. Quantas das instruções relativas à honra do sábado também são elementos importantes para um casamento bem-sucedido? (Fidelidade, honra, desprendimento, cuidado na linguagem, cuidado nos atos, criam uma alegria no casamento assim como criam uma alegria na guarda do sábado.)

3. De volta ao Gênesis. Quem você acha que está falando em Gênesis 2:24? É Adão ou Deus? (Esta é a declaração de casamento feita por Deus.)

C. Leia Gênesis 2:25. Existe um argumento sendo defendido aqui? Se sim, qual é?

II. Pervertendo o Plano

A. Leia Gênesis 3:1. O texto diz que a serpente “era o mais astuto de todos os animais selvagens que o SENHOR Deus tinha feito”. O que a Bíblia está nos dizendo? Que estamos lidando com um animal realmente esperto?

1. Este ser é um animal?

2. Leia II Coríntios 11:3. O que este texto sugere a respeito da natureza da serpente?

3. Leia Apocalipse 12:9. O que este texto sugere a respeito da natureza da serpente?

4. Leia Gênesis 49:17. O que este texto sugere a respeito da forma como a Bíblia utiliza o termo “serpente”? (Apocalipse nos fala claramente que a “antiga serpente” é Satanás. Gênesis 49 nos mostra como uma pessoa (no caso, Dã, um dos filhos de Isaque) pode ser descrita como uma “serpente”.)

5. Satanás foi criado? (Leia Ezequiel 28:13-14. Este texto é freqüentemente aceito como uma descrição de Satanás (embora ele também se refira em alguns sentidos ao rei de Tiro). Você poderá ver que Satanás foi “criado” e “ungido” como um anjo (“querubim guardião”). Portanto, quando Gênesis 3:1 nos diz que a “serpente” foi feita por Deus e era mais astuta do que os “outros animais”, está nos dando um quadro correto de Satanás.)

6. Gastamos algum tempo aqui tentando decifrar a natureza da serpente. O que esta natureza sugere acerca dos métodos de Satanás? (Que ele tenta se aproximar de nós de uma forma que não seja tão obviamente maligna.)

7. Vamos terminar a leitura de Gênesis 3:1. As palavras de Satanás são verdadeiras? Qual é á resposta correta à pergunta principal de Satanás? (Leia Gênesis 2:16-17.)

a. Satanás está tentando fazer com que pareça que Deus é muito severo?

B. Leia Gênesis 3:2-3. Eva citou corretamente as exigências de Deus? (Gênesis 2:17 menciona apenas não comer, não tocar. Contudo, não tocar seria consistente com a idéia de ficar longe do fruto.)

C. Leia Gênesis 3:4-5. Quanto do que Satanás disse era verdade?

1. Preste atenção nestes versos. Qual era a tentação para Eva? Qual era o alvo do “chute” de Satanás? (Um apelo para se tornar “como Deus”. Deus não era confiável. Eva, comendo do fruto, se tornaria como Deus, e então poderia tomar as suas próprias decisões acerca da sua vida.)

D. Leia Gênesis 3:6. De acordo com este verso, por que Eva comeu o fruto? (Ele era bom para o corpo, agradável aos olhos e muito boa para a mente.)

1. Existem aqui algumas implicações de que Eva tenha segurado o fruto antes de comê-lo? Se sim, o fato de que ela tenha sido capaz de tocar o fruto sem sofrer dano (Veja Gênesis 3:3) tornou Eva mais ousada em desobedecer a Deus, comendo? (Ela deve ter segurado o fruto. O verso 6 diz nos que ela “tomou” do fruto. Assim, parece que quando ela tocou o fruto e não sentiu dano, creu que Deus também estava errado sobre o dano de comê-lo.)

a. Qual é o impacto de sermos muito severos com os nossos filhos? Se ordenamos a eles que não façam coisas que não são danosas, as quais Deus permite, podemos estar aumentando a sua ousadia para fazerem coisas realmente más?

E. Gênesis 3:6 faz a espantosa sugestão de que Adão estava com ela. Ela havia estado com ela todo o tempo? Ele só foi deixado de fora da conversa? (O comentário de Matthew Henry sugere que Adão não estava com Eva no momento da tentação. Em vez disso, ele chegou depois que ela havia comido. O comentário de Paulo, em I Timóteo 2:14 torna praticamente impossível que creiamos que Adão estivesse ali todo o tempo.)

III. O Princípio dos Problemas do Casamento

A. Leia Gênesis 3:7. Lembram-se de quando lemos Gênesis 2:25, onde diz que eles andavam nus e não sentiam vergonha, e eu perguntei qual argumento havia ali? Que argumento está sendo colocado agora? (O relacionamento perfeito, inocente entre Adão e Eva havia terminado. Eles agora não estavam à vontade em serem vistos juntos.)

B. Leia Gênesis 3:8-12. Que outra deterioração há aqui no relacionamento do casamento? (Adão está culpando a Eva (e a Deus!).)

C. Leia Gênesis 3:13. A quem Eva culpou?

IV. Castigo

A. Vamos pular alguns versos e ler Gênesis 3:16. Qual castigo (além da morte) Deus impôs a Eva? (Sofrer dores quando estiver dando à luz, o desejo será para o marido, o marido dominará sobre ela.)

1. Desejar o marido é um castigo? (Este termo deve significar que os dois não estão mais em termos de igualdade. Ela agora teria algum tipo de necessidade emocional por ele, que ele não teria por ela.)

2. Considere o castigo por um minuto. O que é estranho (ou único) acerca do castigo de Eva? (Todo ele está centralizado no relacionamento conjugal. Tornar-se “uma só carne” agora traz a dor. Em vez de ser igual a Adão, ela o deseja e é governada por ele.)

B. Leia Gênesis 3:17-19. Por que Deus começa a o castigo de Adão dizendo “Visto que você deu ouvidos à sua mulher”? Por que não dizer “Visto que você me desobedeceu...”?

1. Os homens deveriam tomar este verso como aviso contra ouvirem às suas esposas? (Este verso é um aviso contra ouvir ao teu cônjuge, em vez de ouvir a Deus, quando as duas opiniões estão em conflito. Lembro-me de um líder muito consagrado, que eu estava convencido que ele estava tomando maus conselhos de sua esposa. Ele dizia para mim, “Aprendi que é bom ouvir à minha esposa.”)

2. Qual é o castigo de Adão?

3. Como os castigos de Adão e Eva são semelhantes? (Ambos terão que lutar para conservarem a vida. Ele terá que lutar para conseguir comida e ela terá que lutar para produzir filhos.)

a. Quantas das disputas no casamento moderno estão centralizadas nestes assuntos?

V. Redenção

A. Leia II Coríntios 5:17-19. Jesus retirou completamente o castigo de Adão e Eva?

B. Leia João 6:48-51. Como a vinda de Jesus respondeu diretamente ao pecado de Adão e Eva? (Eles perderam a vida quando pecaram. Seu castigo os lembrava da natureza preciosa da vida. Manter a vida não é uma coisa fácil. Jesus nos diz que Ele veio para nos dar o “pão da vida”, para que possamos ter novamente a vida.)

C. Leia Gálatas 3:13. De acordo com este texto, Jesus aceitou o castigo dado a Adão e Eva?

D. Leia Apocalipse 22:1-3. Quando a maldição será finalmente removida? Quando receberemos a vida em sua totalidade, sem termos que lutar para mente-la?

E. Adão e Eva pecaram. Eva levou Adão ao pecado (embora ele tivesse escolha) e Deus disse que dali em diante, como castigo, o homem desempenharia o papel dominante no casamento. Jesus removeu completamente este castigo? (Não – pelo menos não agora. Ainda convivemos diariamente com os efeitos do pecado. Ainda lutamos pela vida. Jesus assumiu a maldição, Ele nos deu a vida eterna, e Ele está trabalhando para nos levar de volta ao ideal do relacionamento do Éden. Foi por isso que Jesus apontou para o Éden como o modelo para o casamento (Mateus 19:4). Este é o ideal pelo qual devemos trabalhar.)

F. Amigo, como está o teu casamento? Você está mais perto do Éden ou mais perto do castigo? Pela graça de Deus, decida-se a mover-se em direção ao Éden.

VI. Próxima Semana: Vivendo com os Cordeiros

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: